Engenharia de Software /UNIDADE DE ENSINO 2

Assinale a alternativa que contém apenas um aspecto relacionado ao modelo ágil de desenvolvimento:

Escolha uma:
Correto

Em relação às fases do FDD, analise as afirmações a seguir:

I. CLF (Construir Lista de Funcionalidades): essa fase consiste na identificação de todas as funcionalidades que satisfaçam os requisitos levantados.

II. DPF (Detalhar por Funcionalidade): momento em que o design de implementação da funcionalidade é criado, por meio de diagramas de sequência ou comunicação.

III. CPF (Construir por Funcionalidade): fase em que se produz efetivamente o código para as funcionalidades escolhidas.

É verdadeiro o que se afirma em:

Escolha uma:
Correto


No contexto do modelo tradicional, assinale a alternativa que contém expressões que completam corretamente as lacunas nas frases a seguir:

I. Normalmente a participação do _________________ no processo fica restrita ao momento da descoberta de requisitos.

II. O desenho da solução e a escrita do ________ dependem da conclusão da fase de requisitos, que, supõe-se, estarão corretamente registrados logo na primeira tratativa.

III. O cliente tem poucas chances de mudar de ideia sobre ______________ que derivarão dos requisitos por ele ditados.

Escolha uma:
Correto


Assinale a alternativa que contém apenas expressões relacionadas diretamente ao XP.

Escolha uma:
Correto


Assinale a alternativa que contém apenas expressões relacionadas diretamente ao FDD.

Escolha uma:
Correto


Em relação às características dos modelos ágeis, analise as afirmações que seguem:

I) estimulam o desenvolvimento incremental e com intervalos curtos de retornos ao cliente.

II) criados com base nas ideias da produção em série nascidas na Revolução Industrial.

III) apresentam determinismo e a especialização de funções como marcas.

IV) são mais bem adaptadas às mudanças de requisitos que os modelos tradicionais.

É verdadeiro o que se afirma apenas em:

Escolha uma:
Correto


Assinale a alternativa que contém apenas expressões relacionadas à prática do jogo do planejamento:

Escolha uma:
Correto


Assinale a alternativa que contém a afirmação verdadeira sobre o uso de metáforas no XP:

Escolha uma:
Correto


No contexto do uso do código coletivo, assinale a alternativa que contém expressões que completam corretamente as lacunas nas frases a seguir:

I. Evita a formação de ___________________ na equipe.

II. A recomendação do XP é que programadores inexperientes e estagiários tenham acesso ____________ aos arquivos que contêm o código-fonte.

III. Esta prática, junto com a _________________, ajuda na disseminação do conhecimento entre membros da equipe.

Escolha uma:
Correto


Assinale a alternativa que contém apenas expressões relacionadas à Stand up Meeting.

Escolha uma:
Correto


Assinale a alternativa que contenha apenas vantagens que podem ser atribuídas à prática do Código Coletivo:

Escolha uma:
Correto


Em relação à prática do Jogo do Planejamento, analise as afirmações que seguem:

I) estimar uma funcionalidade por comparação significa comparar desempenhos individuais dos desenvolvedores para fins de atribuição de atividades.

II) ponto é uma unidade de medida única usada para estimar todas as estórias.

III) a exemplo do Scrum, durante o desenvolvimento de um release o cliente não poderá alterar a estória.

IV) o período entre um release e outro não importa. Pode ser de muitos meses, desde que ele contenha todas as funcionalidades que o cliente solicitou.

É verdadeiro o que se afirma apenas em:

Escolha uma:
Correto


Assinale a alternativa que contém apenas expressões relacionadas à prática de refactoring:

Escolha uma:
Correto


Assinale a alternativa que contém a afirmação verdadeira sobre a prática padrão de codificação:

Escolha uma:
Correto


No contexto da prática da integração contínua, assinale a alternativa que contém as expressões que completam corretamente as lacunas nas frases a seguir:

I. Demanda a criação de um ___________________ de arquivos relacionados ao projeto.

II. Um sistema de ________________ deve ser instalado para uso nas integrações.

III. As constantes ______________ no programa devem diminuir o esforço na criação do código.

Escolha uma:
Correto


Assinale a alternativa que contém apenas expressões relacionadas ao Product Backlog:

Escolha uma:
Correto


Assinale a alternativa que contém a afirmação verdadeira sobre a prática do Sprint:

Escolha uma:
Correto


Em relação ao funcionamento geral do Scrum, assinale a alternativa que contém expressões que completam corretamente as lacunas nas frases a seguir:

I. ___________________ é a reunião na qual são planejadas as ações do dia.

II. ___________________é a reunião em que se planeja o próximo Sprint e se decidem as funcionalidades que serão implementadas naquele ciclo.

III. ______________ é o diagrama no qual se pode visualizar o progresso das tarefas em uma determinada Sprint.

Escolha uma:
Correto

Em relação ao Sprint Burndown e suas características, analise as afirmações que seguem:

I) diagrama que reflete o andamento das atividades planejadas para o Sprint.

II) atualizado diariamente pelo Product Owner com as tarefas já cumpridas naquele ciclo de desenvolvimento.

III) a disposição das linhas no Sprint Burndown que refletem a quantidade de tarefas por fazer e feitas é significativa para o entendimento do andamento do projeto

IV) deve ser consultado apenas pelo Scrum Master e por mais nenhum membro da equipe.

É verdadeiro o que se afirma apenas em:

Escolha uma:
Correto


Em relação aos dados que fazem parte da lista de funcionalidades de um produto, analise as afirmações que seguem:

I) o campo “Imp” serve para expressar numericamente a importância que o cliente atribui àquela funcionalidade.

II) “Como Demonstrar” é o campo em que estará descrita a função que demonstra as saídas do programa ao usuário.

III) o Product Backlog apresenta formato rigoroso e a desobediência ao padrão invalida o documento.

É verdadeiro o que se afirma apenas em:

Escolha uma:
Correto


Assinale a alternativa que contém inequívoca vantagem que pode ser atribuída à prática do Sprint:

Escolha uma:
Correto


“Feature Driven Development (Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades) é uma metodologia ágil para gerenciamento e desenvolvimento de software. Ela combina as melhores práticas do gerenciamento ágil de projetos com uma abordagem completa para Engenharia de Software orientada por objetos, conquistando os três principais públicos de um projeto de software: clientes, gerentes e desenvolvedores”. (Disponível em: <http://www.heptagon.com.br/fdd>. Acesso em: 7 jan. 2016)

Assinale a alternativa que contém duas características da metodologia ágil FDD:

Escolha uma:
Correto


“Os testes não são levados a sério. Por isso, pagamos o preço do retrabalho ao entregar funcionalidades erradas e com falhas. Isso gera desconfiança e estressa uma relação que precisa ser totalmente diferente para atingirmos o objetivo”. (WILDT, Daniel et al. Extreme Programming: práticas para o dia a dia no desenvolvimento ágil de software. São Paulo: Casa do Código, 2015. 162 p.)

Baseando-se em algumas das práticas do XP, analise as afirmações a seguir:

I. Esta prática mantém todos os desenvolvedores no mesmo passo. Com tarefas pequenas, os pares podem integrar seu trabalho após alguns minutos ou algumas horas. Todos podem trabalhar no código mais recente possível.

II. Esta prática consiste em alterar um software de tal forma que não seja alterado o comportamento externo do código, além de melhorar sua estrutura interna.

III. Escreva testes que falhem. Escreva um código que passe no teste. Automatize os testes. Teste continuamente.

Assinale a alternativa que contém, na ordem correta, o nome que identifica a prática descrita em cada afirmação:

Escolha uma:
Correto


“Você tem clientes e eles têm expectativas. Se algumas empresas que produzem software criassem uma confeitaria especializada em bolos, muitos clientes receberiam apenas uma receita ensinando como fazer o bolo. Digamos que isso não gera nem tanto valor, nem satisfação. Ele estava com fome, queria só comer um bolo”. (WILDT, Daniel et al. Extreme Programming: práticas para o dia a dia no desenvolvimento ágil de software. São Paulo: Casa do Código, 2015. 162 p.)

Baseando-se em algumas das práticas do XP, analise as afirmações a seguir:

I. Não se coloca restrição de acesso ao código, que fica disponível para toda a equipe realizar alterações e aprimoramentos.

II. Esta prática contribui com o aprimoramento da qualidade do código e com o constante compartilhamento do conhecimento entre os integrantes da equipe.

III. Trazê-lo para perto da equipe durante o desenvolvimento ajuda a melhorar a comunicação entre ambos, reduz as incertezas da equipe sobre as funcionalidades desejadas e promove um aprendizado mais eficiente sobre o programa.

IV. O cliente solicita funcionalidades escrevendo cartões de estória. Com base nas estórias, a equipe estima o esforço para transformá-las em código.

V. Estabelecer nomes e convenções de linguagem entre equipe e cliente contribui com o entendimento do problema e com sua resolução.

Assinale a alternativa que contém, na ordem correta, o nome que identifica a prática descrita em cada afirmação.

Escolha uma:
Correto


“As equipes Scrum que trabalham bem conseguem obter o que chamamos de ‘hiperprodutividade’. É difícil acreditar, mas costumamos ver uma melhoria entre 300% e 400% na produtividade entre as equipes que executam bem o Scrum. As que melhor se desenvolvem atingem um aumento de até 800% na produtividade, e repetem o sucesso várias vezes”. (SUTHERLAND, J. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. São Paulo: LeYa, 2014).

Baseando-se em algumas das práticas e documentos do Scrum, analise as afirmações a seguir:

I. Um elemento crucial nesta prática do Scrum é que, uma vez que a equipe se compromete com os objetivos do ciclo, as outras tarefas são bloqueadas. Nada mais pode ser acrescentado por mais ninguém fora da equipe.

II. Se ela levar mais do que 15 minutos, você está fazendo algo errado. O objetivo desta reunião é ajudar todos na equipe a saber exatamente em que ponto do Sprint eles estão.

III. Por meio dele poderá ser visualizado o progresso da equipe no ciclo de desenvolvimento, com base nas tarefas estipuladas.

Assinale a alternativa que contém, na ordem correta, o nome que identifica a prática ou documento descrito em cada afirmação:

Escolha uma:
Correto


“No final do Sprint, a equipe se reúne e mostra o que conseguiu realizar naquele tempo. Eles analisam quantos dos post-its da parede realmente foram concluídos. Será que tinham escolhido tarefas demais e não conseguiram concluir todas?”. (SUTHERLAND, J. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. São Paulo: LeYa, 2014)

Assinale a alternativa que contém apenas expressões diretamente relacionadas às ações realizadas durante o Sprint:

Escolha uma:
Correto