Metodologia Científica / UNIDADE DE ENSINO 2 / U2S4 – Atividade Diagnóstica

A comunicação escrita na Universidade é bastante privilegiada, uma vez que tem a finalidade de ser objetiva e lógica. Além disso, presta-se a uma análise mais isenta por parte daqueles que se propõem a fazer críticas. Sobre a comunicação escrita, analise as afirmativas a seguir:

Ela precisa ter algumas qualidades instrumentais, como o rigor, a coerência, a logicidade e a clareza.

II. Embora as qualidades instrumentais sejam importantes, de nada valerão se não comunicarem a compreensão do mundo alcançado pelo conhecimento.

III. Nos exercícios iniciais da comunicação escrita, o aluno pode dispensar a correção ortográfica e gramatical.

IV. Ela é mais exigente do que a comunicação oral e implica um processo de amadurecimento do pensamento.

Estão corretas:

Escolha uma:
Correto


O resumo é uma importante ferramenta de estudos, uma vez que determina a leitura e leva à comunicação escrita. Diante disso, pode-se afirmar que o resumo:

Escolha uma:
Correto


Segundo a Norma ABNT NBR 6028 (ABNT, 2003, p. 2), o Resumo é a apresentação concisa das partes de um documento, e pode ser caracterizado em três tipos:

I. Resumo crítico: também chamado de resenha, é aquele redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

II. Resumo indicativo: texto que indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

III. Resumo informativo: texto que informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de forma que se possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

Está correto o que se afirma em:

Escolha uma:
Correto