U2 – Avaliação da Unidade


1) Texto-base: Por definição um barramento é o caminho por onde trafegam todas as informações de um computador. Existem vários tipos de barramentos, e há um tipo de barramento que interliga a CPU à memória e vice-versa para a transferência das informações que serão processadas. Ele determina diretamente o desempenho do sistema, pois quanto maior o número de vias de comunicação, maior o número de bits transferidos e, consequentemente, maior a rapidez. Os primeiros PCs possuíam barramento de 8 vias. Atualmente, dependendo do processador, este número pode ser de 32, 64 e até de 128 vias.

Enunciado: Este tipo de barramento é chamado de:

Escolha uma:

  • a. Barramento de dados.
  • b. Barramento local.
  • c. Barramento de expansão.
  • d. Barramento de sistema.
  • e. Barramento de endereço.
  • Barramento de dados Este barramento interliga a CPU à memória e vice e versa para a transferência das informações que serão processadas. Ele determina diretamente o desempenho do sistema, pois quanto maior o número de vias de comunicação, maior o número de bits transferidos e, consequentemente, maior a rapidez com que estes dados serão processados. Os primeiros PCs possuíam barramento de 8 vias. Atualmente, dependendo do processador, este número de vias pode ser de 32, 64 e até de 128 vias (FÁVERO, 2011).

Correto: a. Barramento de dados.

2)Texto-base: Os computadores, desde sua primeira geração, tem evoluído exponencialmente em velocidade de processamento. Os processadores dos primeiros computadores pessoais eram muito lentos comparados aos processadores atuais. A velocidade com que o processador trabalha é medida por ciclos de clock. Ciclo de clock é o tempo gasto pelo processador para executar uma operação ou para transferir um dado entre ele, o processador e a memória principal, sendo este tempo gasto que define sua velocidade.

Enunciado: Este tempo é medido em:

Escolha uma:

  • a. Milésimo de segundo.
  • b. Hertz.
  • c. kbps – quilobit por segundo.
  • d. mbps – megabit por segundo.
  • e. Nanosegundo.

Correto: b. Hertz.

3)Texto-base: A memória ROM é um tipo de memória não volátil, ou seja, não se apaga quando o computador é desligado, sendo também uma memória principal do computador. Ela é classificada de acordo com os dados que são gravados e/ou regravados nela. Existem vários tipos de memórias ROM, dentre elas uma que permite a sua regravação, feita eletricamente, não sendo necessário mover o dispositivo para que a regravação ocorra.

Enunciado: A Memória ROM que permite sua regravação por um processo feito eletricamente é:

Escolha uma:

  • a. Flash-ROM.
  • b. PROM.
  • c. EPROM.
  • d. EAROM.
  • e. EEPROM.

Correto: e. EEPROM.

4)Texto-base: As memórias de um computador podem variar em sua tecnologia, sua capacidade de armazenamento, velocidade, custo, e elas são interligadas de forma estruturada, compondo um subsistema de memória. Esse subsistema organiza os diversos tipos de memória hierarquicamente.

Neste contexto, as memórias secundárias são responsáveis por armazenar dados para uso posterior, pois elas não se apagam quando o computador é desligado, são do tipo não voláteis, e também podem ser alteradas e regravadas quantas vezes for necessário. Outra característica das memórias secundárias é que elas _________________________________________________, por este motivo os dados armazenados nessas memórias __________________________________________ para serem processados.

Enunciado: Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas

Escolha uma:

  • a. são endereçadas diretamente pelo processador / não precisam ser carregados na memória principal.
  • b. não são endereçadas diretamente pelo processador / não precisam ser carregados na memória principal.
  • c. são endereçadas diretamente pelo processador / precisam ser carregados na memória principal.
  • d. são endereçadas por uma tabela de endereços / não precisam ser carregados na memória principal.
  • e. não são endereçadas diretamente pelo processador / precisam ser carregados na memória principal.

Correto: e. não são endereçadas diretamente pelo processador / precisam ser carregados na memória principal.

5)Texto-base: O processador é composto de ________________________________. A ___________________ é responsável por executar os cálculos matemáticos utilizados para processar os dados dentro do computador. Os dados usados para esses cálculos são armazenados na memória do computador, e o caminho para que esta informação seja conduzida entre a ___________________________ é chamado de barramento.

Enunciado: Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas

Escolha uma:

  • a. Unidade Central de Processamento – CPU, Unidade Lógica e Aritmética – ULA e Unidade de Controle / unidade lógica e aritmética – ULA / ULA da CPU e a memória
  • b. Unidade Central de Processamento – CPU, Unidade Lógica e Aritmética – ULA e os barramentos / unidade lógica e aritmética – ULA / ULA da CPU e a memória.
  • c. Unidade Central de Processamento – CPU, Unidade Lógica e Aritmética – ULA e Unidade de Controle / unidade de controle / ULA da CPU e a memória.
  • d. Unidade Central de Processamento – CPU, Unidade Lógica e Aritmética – ULA / unidade lógica e aritmética – ULA / ULA da CPU e a memória.
  • e. Unidade Central de Processamento – CPU, Unidade Lógica e Aritmética – ULA e Unidade de Controle / unidade lógica e aritmética – ULA / unidade de controle e a memória

O processador traz em seu interior a Unidade Central de Processamento – CPU. Esta CPU é formada de algumas unidades que têm suas funções definidas para proporcionar o processamento de informações no computador. A CPU possui uma ULA – Unidade Lógica e Aritmética e uma unidade de controle. Cada uma destas unidades tem sua função no processamento e controle das demais unidades do computador (RAINER, 2012). Componetes básicos de um computador Componetes básicos de um computador Como já foi visto, a Unidade Lógica e Aritmética (ULA) é responsável por executar os cálculos matemáticos utilizados para processar os dados dentro do computador. Os dados usados para estes cálculos são armazenados na memória do computador, e que serão estudadas mais à frente nesta unidade e o caminho para que esta informação seja conduzida entre a ULA da CPU e a memória é chamado de barramento (OKUYAMA, 2014).

Correto: a. Unidade Central de Processamento – CPU, Unidade Lógica e Aritmética – ULA e Unidade de Controle / unidade lógica e aritmética – ULA / ULA da CPU e a memória.