Criando aplicativos para celular – Parte 1

Então pessoal vamos criar um aplicativo completo para celular utilizando somente HTML, CSS e Javascript como base?

Se a sua resposta foi sim, prossigamos, caso contrário fico triste em não poder lhe ajudar :/

Então chega de enrolação e mão na massa !

O que será necessário?

Seguinte, irei assumir durante todo o “curso” que você já saiba HTML, CSS e Javascript, ao menos o básico, e que saiba se virar, com isso fique claro que iremos usar o CORDOVA / PHONEGAP para dar a luz ao nosso aplicativo ( Que irei chamar carinhosamente de App), ficando transparente isso para você, vamos para a instalação do Cordova na nossa máquina, lembrando que todo o desenvolvimento será na plataforma Windows.

Instalação do cordova no windows

Então, como instalar o cordova no windows?

O cordova é instalado através de linhas de comandos pelo nosso querido CMD, mas para iniciar a instalação, de ante-mão devemos ter instalado em nossa máquina o Node.js que pode ser adquirido facilmente pelo seu site oficial, baixe a versão LTS – Recommend For Most Users que vai ficar tudo bem, e claro em seguida instale-o.

Nota: Ao instalar o Node.js, certifique-se de que na parte onde diz “Custom Setup” de marcar todas as opções para a instalação inclusive a Add to Path e a npm package manager.

Com o Node.js instalado, agora basta abrir o CMD ( Prompt de comando do windows ), como Administrador ou normal mesmo, eu prefiro como Administrador so para garantir a execução das tarefas, e em seguida usar o comando npm install -g cordova isso irá demorar um pouco, mas logo logo a instalação será concluida, caso de algum erro como “NPM não foi reconhecido como um comando válido” reinicie o computador e faça o teste novamente.

Nota

  • No OSX ou Linux basta usar o sudo antes do comando npm para fazer a instalação.
  • A flag -g depois do npm install indica para o npm que o cordova deve ser instalado de forma global, caso contrário o cordova seria instalado na pasta node_modules do Node.js em questão.
  • Para se certificar de que o cordova foi instalado, vá no seu terminal / prompt e execute o comando cordova e veja se o resultado será o help text, caso contrário comece a rezar o pai nosso e duas avemarias e em seguida deixe um comentário no post.

Conclusão

Com isso pessoal, finalizamos a primeira parte, que nada mais é que a forma de se instalar o Cordova em suas máquinas, então até a próxima e não deixe de acompanhar o meu canal no Youtube.